quinta-feira, 19 de abril de 2012

Os Suplementos Termogênicos


Os suplementos para emagrecimento (muito conhecidos como termogênicos) podem ser divididos em duas categorias principais: (1) estimulantes do metabolismo (denominados de termogênicos ou fat burners) e (2) mobilizadores de gordura. Os estimulantes incluem principalmente a cafeína e a efedrina (ou estrato de Ma Huang) e ativam o sistema nervoso central de forma similar a que acontece em situações de estresse e exercício. A conseqüência é o aumento do metabolismo (reações químicas celulares), aumento da utilização de combustíveis (principalmente carboidratos e gorduras), aumento do gasto de energia (calorias) e aumento da produção de calor. Os mobilizadores de gordura incluem o ácido nicotínico e o ácido linoléico conjugado (CLA), além da cafeína e efedrina, as quais também agem no tecido adiposo ativando a enzima lipase, responsável pela quebra dos triglicerídios (forma como a gordura é armazenada) em ácidos graxos (forma de gordura que pode ser “queimada” para produção de energia, principalmente nos músculos).
Outro fato interessante é que esses produtos seduzem tanto as pessoas que pretendem perder algumas dezenas de quilogramas como as pessoas que pretendem reduzir algumas unidades em seu percentual de gordura para conseguir uma musculatura mais definida. Também há as pessoas que optam pelo suplemento termogênico como um meio de “fugir” da dieta e exercícios, enquanto outros utilizam estes suplementos como auxiliar no plano de dieta e exercícios.
Como nenhum suplemento é utilizado “para sempre” fica sempre a dúvida do que vai acontecer quando da interrupção do uso. Como o papel do suplemento é bastante limitado, o risco de voltar a engordar é bem pequeno se a pessoa se mantiver em dieta e seu programa de exercícios. De qualquer formar, depois da pessoa ter atingido seu objetivo, com a continuidade ou não da utilização de suplementos para emagrecimento, a dieta e exercícios continuam sendo o aspecto mais importante para que o novo peso corporal (ou novo percentual de gordura) seja mantido estável durante um tempo prolongado.
Portanto, os suplementos termogênicos devem ser considerados apenas como auxiliares e, mesmo assim com ressalvas devido aos potenciais efeitos adversos.

2 comentários: